Estudo nº 466– IGREJA ALIANÇA DE AMOR
TEMA: VENCENDO A ANSIEDADE – Mateus 6:25-33
Quebra-gelo: Em sua opinião, como superar a ansiedade?
Introdução: O excesso de ansiedade é um mal que tem afetado grande parte da humanidade, inclusive os cristãos. Vivemos em um mundo imediatista, no qual queremos tudo na hora. Não temos paciência para esperar uma bênção, muito menos para perseverar na adversidade. O resultado disso tem sido um aumento significativo da ansiedade, que tem causado enfermidades físicas e emocionais, levando muitas pessoas a perderem o sono e a paz. No texto lido como base, Jesus nos ensina que não podemos acrescentar um único dia ao curso de nossas vidas através de preocupações e ansiedades. Nesta noite, vamos aprender juntos três atitudes que nos ajudarão a vencer a ansiedade.
3 ATITUDES PARA VENCER A ANSIEDADE
1ª Atitude – ORAÇÃO - (Filipenses 4:6-7)
A meditação tem sido recomendada até mesmo por profissionais de saúde como meio de combater a ansiedade. No entanto, a oração é muito mais do que um monólogo — é um relacionamento profundo com Deus, no qual compartilhamos com Ele nossas necessidades e preocupações, abrindo-Lhe o coração. Infelizmente, no mundo moderno em que vivemos, muitos cristãos passam dias e dias sem reservar tempo para falar com Deus em oração. Alegando falta de tempo, acabam se distanciando do Senhor e mergulhando cada vez mais em uma ansiedade profunda. O versículo 7 declara que, quando colocamos nossas petições diante de Deus em oração, Ele guarda o nosso coração e a nossa mente com a Sua paz. PERGUNTA: Em sua opinião, por que a oração nos ajuda a combater a ansiedade?
2ª Atitude – OCUPAR A MENTE COM COISAS BOAS - (Filipenses 4:8)
O que tem ocupado a sua mente? Sabemos que a mente é um verdadeiro campo de batalha. Há um ditado que diz: “Mente vazia é oficina do diabo.” Por outro lado, uma mente cheia de pensamentos maus já é uma construção do próprio inimigo. O texto lido nos ensina que devemos ocupar nossa mente com tudo o que é honesto, verdadeiro, justo, puro, amável, de boa fama e digno de louvor, ou seja, com tudo o que provém de Deus. Infelizmente, muitos cristãos têm enchido a mente com programas sensacionalistas e notícias negativas, que apenas agravam o medo e a angústia. O resultado é que as pessoas estão ficando cada vez mais oprimidas e ansiosas. PERGUNTA: Em sua opinião, como podemos vencer as batalhas da nossa mente?
3ª Atitude – PRATICAR A PALAVRA - (Colossenses 3:16)
Em Tiago 1:23-24 está escrito: “Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face em um espelho, e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.” Mais do que apenas deixar a Palavra de Deus habitar em nossos corações, precisamos assumir o desafio de colocar em prática os ensinamentos bíblicos que temos aprendido. Peça ao Espírito Santo que o ajude a viver de acordo com a Palavra e a não ser apenas um ouvinte, mas um praticante fiel. PERGUNTA: Em sua opinião, por que temos dificuldade em colocar em prática os ensinamentos bíblicos quando estamos ansiosos?
CONCLUSÃO: Se você tem sofrido com o excesso de ansiedade, Deus o convida a colocar esta Palavra em prática em sua vida. Orar, ocupar a mente com coisas boas e praticar a Palavra são atitudes que o ajudarão a vencer toda preocupação excessiva. E nunca se esqueça das palavras confortantes do salmista:
“Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus.” (Salmo 46:10)



Comments fornecido por CComment