Estudo nº 441 – IGREJA ALIANÇA DE AMOR
TEMA: TRÊS MOTIVOS PARA COMEMORAR A PÁSCOA – Texto Base: Êxodo 12:1-14 – 1 Coríntios 5:7
Quebra-gelo: Se você pudesse definir a Páscoa em uma única palavra, qual seria?
Introdução: Muitas festas bíblicas são comemoradas no Brasil sem que as pessoas conheçam, de fato, o seu significado. A Festa da Páscoa não é diferente: muitos não sabem o que ela representa, e outros apenas reconhecem que se refere à ressurreição de Jesus. No entanto, o sentido da Páscoa é muito mais profundo. A palavra "Páscoa" vem do termo hebraico Pessach, que significa "passagem" ou "passar por cima". No seu sentido histórico, a Páscoa é uma festa que os judeus celebravam como recordação da libertação do Egito. Já o sentido profético da Páscoa apontava para Jesus como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Em 1 Coríntios 5:7, lemos que "Cristo, nossa Páscoa, já foi sacrificado." Quando cremos e recebemos Jesus como nossa Páscoa, passamos a desfrutar de muitas bênçãos. Nesta noite, vamos aprender juntos três motivos para comemorarmos a Páscoa.
03 MOTIVOS PARA COMEMORARMOS A PÁSCOA
1º Motivo - Renascimento e Esperança – 2 Coríntios 5:17
A Páscoa simboliza a renovação da vida. É tempo de recomeçar, deixar para trás o que nos pesa e acreditar em novos começos. Assim como a natureza floresce na primavera, a Páscoa nos lembra que é sempre possível renascer, por dentro e por fora, quando realmente temos um encontro verdadeiro com Cristo e vivenciamos a experiência que a Bíblia chama de novo nascimento. Nesse sentido, celebrar a Páscoa é celebrar a graça de viver uma nova vida com Jesus. Pergunta: Em sua opinião, qual é a maior evidência de que alguém realmente teve um encontro com Jesus?
2º Motivo - Vitória da Vida sobre a Morte – Colossenses 1:13-14 – Efésios 2:1-5
Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que venceu a morte e trouxe a promessa de vida eterna. É a confirmação do amor incondicional de Deus e da esperança que nunca morre. Nesse sentido, comemorar a Páscoa também é relembrar que estávamos mortos em nossos pecados, mas Deus nos ressuscitou em Cristo Jesus, vivificando o nosso espírito e plantando em nosso coração a esperança da vida eterna. Pergunta: Qual é a maior bênção que você acredita que iremos desfrutar na eternidade?
3º Motivo - Celebrar o Amor, União e Perdão – 2 Coríntios 5:14-15 – Colossenses 3:13-14
A Páscoa é uma oportunidade para estar perto de quem amamos, compartilhar o que temos e lembrar o valor da solidariedade. É também um convite à reflexão e ao perdão, renovando laços e corações. Isso porque a Páscoa nos remete às mensagens de amor, união e perdão que Jesus proclamou na cruz do Calvário, amando a humanidade e reconciliando o homem com Deus. Não só na Páscoa, mas em todos os dias, devemos praticar o amor e o perdão com o nosso próximo, manifestando, assim, Cristo em nossas vidas. Essa é a melhor maneira de expressar nossa gratidão a Cristo por Ele ter morrido por nós e se tornado a nossa Páscoa. Pergunta: Em sua opinião, como cristãos, o que mais precisamos buscar em Deus nesta Páscoa?
CONCLUSÃO: Lemos em 1 Coríntios 5:7: "...Lançai fora o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa Páscoa, já foi sacrificado." Na Bíblia, o fermento é símbolo do pecado. Precisamos renunciar a todo pecado em nossas vidas e receber, com alegria, a santa e bendita pessoa de Jesus. O sangue de Jesus precisa estar não apenas nas vergas das portas de nossas casas, mas, principalmente, em nosso coração. Somente Jesus, a nossa Páscoa, perdoa e apaga o nosso passado, transforma o nosso presente e garante o nosso futuro. É somente na presença d’Ele que podemos, de fato, celebrar o verdadeiro sentido da Páscoa.
Comments fornecido por CComment