estudos

 

 

Como Estudar a Bíblia – Jo 8.32

Através do estudo da Bíblia chegamos ao conhecimento da verdade que nos liberta. Entretanto, muitas pessoas que acreditam que o estudo da Bíblia é importante nunca aprenderam como estudar efetivamente e entender a mensagem da revelação de Deus. Consideremos algumas sugestões práticas que nos ajudarão a ser melhores estudantes da Bíblia.

Considerações iniciais: Tem que querer. – Além de quer, tem que estar disposto. -   O mais beneficiado em estudar a Palavra de Deus somos nós mesmos!!!(a verdade que liberta)

Sugestões Sobre Como Estudar a Bíblia

 Reserve Tempo Todos Os Dias Para Estudar - Salmos 1:1/3 – Js 1.7
A pessoa determinada para fazer um voto de estudar a Bíblia logo verá que cumprirá esse voto. O estudo diário será fato singular e fará toda uma diferença em sua vida. Nota:  Os textos lido condiciona o sucesso do cristão à meditação da Palavra de Deus.

Estude (examina) a Bíblia -  Dt 32.2 - Jo 5:39
Não fique satisfeito com um simples correr de olhos pelas páginas da Bíblia. Examine-a! Leia e releia as passagens para que se aproveite a verdade que se esconde nas páginas. Examine-a! Faça perguntas e procure as respostas: O que isto significa? O que isto significa para mim? Só tem isso? Verifique outros versículos que têm a mesma palavra. Não seja um bebê o tempo todo. Estude você mesmo a Bíblia. Você pode atingir o significado. Forme o seu próprio pensamento sobre o assunto. Nota: Procure entender o que você esta estudando. (Isto é pra todos os cristãos)

Use Os Momentos Vagos - Efésios 5:16
Em nossa vida nem sempre é fácil estudar a Bíblia, mas podemos achar tempo nas salas de espera, filas e pontos de ônibus, nos minutos vagos entre atividades (refeições, tomar um banho, etc.). Tenha uma Bíblia ou Novo Testamento, ou folha com o seu estudo contigo sempre. Lê, anote um pensamento, continue a aprendizagem. Nota: Além de reservar um tempo especifico aproveite os momentos vagos.

Estude Com Oração 1Co 2.11
Antes de começar o estudo, ore. Durante o estudo peça ajuda ao Espirito SAnto. Depois de estudar entre em oração. É Deus quem explica o que vai ser estudado. Peça graça para aceitar a verdade. Notas: A Bíblia é o único livro que o autor sempre esta presente na leitura. Nunca forje uma interpretação para defender suas vaidades e valores.

Busque despertar o desejo pela Palavra de Deus 1Pe 2.1/2
Desenvolva um desejo maior de conhecer a Bíblia, mais do que por outra coisa. Aceite o que Ela ensina, mesmo sem entender tudo ou concordar com todo assunto que estudou. Nota: Peça para o Espirito Santo gerar no seu coração o desejo pela Palavra.

Estude por Capítulos OU por Tópicos - Jr 15:16 -  Is 28:10,13 – ALIMENTO e ORDEM
Essas maneiras de estudo são as mais simples. Selecione os capítulos ou tópicos que quer estudar (ex. Arrependimento, perdão, amor etc...).  Anote os fatos principais, lições, frases, coisas que aprendeu, outros versículos, etc...Nota: A anotação enriquece sua Bíblia.  Procure auxílio em outras passagens.

Observe que tipo de texto você está estudando. É uma narrativa que relata uma parte da história da Bíblia? Está o autor desenvolvendo um argumento para explicar ou refutar alguma doutrina? É uma profecia? Contém o texto mandamentos específicos? É uma parábola? É parte do Novo Testamento (que se aplica nos dias de hoje) ou da velha lei (que governava os judeus do Velho Testamento)? Nota: Isso nos dias de hoje não é difícil, depende do interesse.

Invista em ferramentas para ti ajudarem no estudo, tais como: uma concordância, comentários, dicionário bíblico, concordância. 2Tm 2.15. Notas. 1º Tenha sua Bíblia. Invista.

Procure Por Cristo - Lucas 24:27
No estudo da Palavra de Deus procure pelo Filho de Deus em cada página. A Bíblia tem como tema central a exaltação de Jesus Cristo. Por Cristo, o Pai é exaltado sempre. Anote onde se acha Cristo. Nota: Jesus Cristo é o tema central da Biblia.

Grave O Que Aprender - Salmos 119:11 – Cl 3.16
Lembre-se da referência da verdade aprendida (o endereço dela). Anote o versículo principal e memorize-o. Ensine a verdade aprendida aos outros. Use as verdades na sua vida.

Lembre-se de que a Bíblia nos dá o que necessitamos, mas nem tudo o que poderíamos querer. Dt 29:29  - A infinita sabedoria de Deus está além da nossa compreensão, e há muitas coisas que poderemos querer saber que não estão reveladas na Bíblia (veja Deuteronômio 29:29). Temos que aprender a contentarmo-nos com o que Deus disse e não devemos nos permitir opinar e presumir para falar onde ele não falou. Nota: Não queira ser doutor em divindade.

CONCLUSÃO:

O estudo da Bíblia é um trabalho que desafia e dá satisfação, oferecendo muitos benefícios nesta vida, e que ajuda a equiparmo-nos para ficar na presença de Deus eternamente. Somos grandemente abençoados pelo privilégio de nos ser permitido ler e reler a carta de amor que Deus nos deu nas Escrituras. Que nossas vidas e hábitos de estudo reflitam a atitude expressada no Salmo 119:14-17:

"Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas. Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito. Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra. Sê generoso para com o teu servo, para que eu viva e observe a tua palavra."

Comments fornecido por CComment

Artigos relacionados

× Progressive Web App | Add to Homescreen

To install this Web App in your iPhone/iPad press icon. Progressive Web App | Share Button And then Add to Home Screen.

Offline