O pecado da língua

O PECADO DA LÍNGUA

 

 

INTRODUÇÃO: ► Esta não é uma palavra de prevenção, é de exortação mesmo. (Para todos nós)

► Falar sobre a experiência de um de nossos Pastores, surpreendeu alguns líderes falando de outra pessoa.

► Segundo as Escrituras, um dos pecados que mais aborrece o coração de Deus, é a maledicência.

► Por isso a Bíblia nos ensina que devemos abandonar todo tipo de maledicência. 1 Pedro 2:1 NVI Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.

??? Mas o que é maledicência? Definição de Maledicência = Qualidade de quem é maledicente ou maldizente; ação ou hábito de dizer mal dos outros; difamação, detração, maldizer.

Agora.... ???Porque a maledicência é TÃO GRAVE aos olhos de Deus? - Porque a maledicência, é a principal causa da contenda, e Deus odeia a contenda.

Contenda é sinônimo de; luta, combate, guerra, rixa, discussão; discórdia.

Provérbios 6:16,19 Há seis coisas que o Senhor odeia, sete que a sua alma abomina…Testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos. ► Então saiba que aquilo que falamos de uma pessoa, pode provocar algo que Deus abomina: Contenda!!!

É triste, mas famílias, igrejas locais, empresas, lindos projetos são destruídos, por causa de uma pessoa maledicente que gerou uma contenda num ambiente.

Agora... O QUE FAZER PARA EVITAR O ABOMINÁVEL PECADO DA MALEDICÊNCIA.

Considerando que a maledicência só acontece quando envolvemos terceira pessoa na conversa.

► Sempre que for falar de alguém, submeta o assunto ao CRIVO dessas três peneiras: VERDADE, BONDADE e NECESSIDADE.

Uma historinha...

- Olavo foi transferido de setor no trabalho, e logo no primeiro dia, para fazer média com o chefe, saiu-se com esta:

– Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele..... Nem chegou a terminar a frase, o chefe o interrompeu:

– Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?

– Peneiras? Que peneiras, chefe?

– A primeira, Olavo, é a VERDADE. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?

– Não. Não tenho não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram.

- Retrucou o Chefe - Então Olavo, sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a BONDADE. O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?

– Claro que não! Nem pensar, chefe.

– Então, sua história vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira que é a NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?

– Na verdade não. – É chefe, passando pelo crivo dessas peneiras, vi que não sobrou nada do que iria contar – fala Olavo, surpreendido.

– Pois é Olavo. Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras? – diz o chefe sorrindo e continua: – Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo dessas três peneiras: VERDADE, BONDADE, NECESSIDADE, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque:

Pessoas INTELIGENTES falam sobre IDEIAS,

Pessoas COMUNS falam sobre COISAS,

Pessoas MEDÍOCRES falam sobre PESSOAS.

► Esta historinha está de acordo com um lindo texto bíblico.     Vamos ler em três versões.

 

Efésios 4:29 RA Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

 

Versão NVT Evitem o linguajar sujo e insultante. Que todas as suas palavras sejam boas e úteis, a fim de dar ânimo àqueles que as ouvirem.

 

Efésios 4:29 O Livro Não saia da vossa boca nenhuma palavra suja; que tudo o que for dito por vocês sirva de ajuda para o bem e encorajamento daqueles que vos ouvem.► Não podemos permitir que sai da nossa boca palavra torpe.

A regra é simples; não vai edificar, não vai abençoar a pessoa, então fique quieto.

Provérbio Chinês: Cala-te ou fala algo que valha mais do que o silêncio.

Vamos ler e meditar em alguns textos bíblicos, que nos adverte, a não julgar e falar mal de pessoas.

Mateus 7:1,2 Não julgueis, para que não sejais julgados...Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.Ou seja, vamos ser tratados da mesma maneira como tratamos as pessoas.

Isto deveria nos levar a se concentrar mais nas qualidades das pessoas, e não nos defeitos.

 

Romanos 14:10,12 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo...De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. ► Irmãos, precisamos trocar nossos olhos de juiz por olhos de médico.

Tiago 4:11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.

Tiago 5:9 Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. Se o Ap. Tiago escreveu isto, é porque em seus dias já estava havendo muita maledicência.

►Não aceite ser acusador dos irmãos. (Quem fala mal dos outros, é um acusador.)

Provérbios 18:7 A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios são uma armadilha para a sua alma. ► Ou seja, quando fazemos mau uso da sua língua estamos destruindo a nós mesmos. Pense nisso!!!

Eclesiastes 10:20 Nem em pensamento fale mal do rei, e não fale mal do rico nem mesmo quando você estiver sozinho em seu quarto, porque as aves do céu poderiam levar a sua voz, e o que tem asas poderia contar o que você falou. ► Quantas vezes em nossas casas, em nossos quartos, falamos mal, da Igreja, do Pastor, dos irmãos.

► É por isso que os nossos filhos não querem vir a igreja.

Provérbios 18:21 NVT A língua tem poder para trazer morte ou vida.   Provérbios 18:21 (RA) A morte e a vida estão no poder da língua; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto. ► É como a lei da semeadura, você colhe o que você planta.

 

TERMINANDO: ► Vamos ajudar um ao outro. (Quando alguém for fazer um mau comentário de alguém, não aceite)

 

Lembrando: 1 Pedro 2:1 NVI Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. ► E com todo respeito, tão pecado quanto falar mal de alguém é gostar de ouvir falar.

FRASE: Quando falamos mal de alguém, não expomos o caráter da pessoa, mas sim o nosso.

 

Colossenses 4:6 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. ► Precisamos aprender a falar com amor!!!

Salmos 17:3 Provas o meu coração e de noite me examinas, tu me sondas, e nada encontras; decidi que a minha boca não pecará. ►Quantos estão dispostos a isso?

Salmos 141:3 Põe guarda à minha boca, Senhor; vigia a porta dos meus lábios. ► Vamos também pedir isso ao Senhor.

1 Pedro 3:10 Pois, quem quiser amar (desfrutar) a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade.► Incrível, nossas palavras são responsáveis pela nossa felicidade e paz.

APELO: ► Eu quero fazer uma oração quebrando com toda Palavra Frívola pronunciada.

► Toda palavra de maldição que talvez o diabo tem usado para te prender.

nós Pastores e líderes de departamento resolvemos.

Comments fornecido por CComment

Artigos relacionados