MANIFESTANDO O FRUTO DO ESPÍRITO parte 4
Gálatas 5:22,23 ARA Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
INTRODUÇÃO: ► Estamos falando sobre o título “Manifestando o fruto do Espírito”.
► Aprendemos na introdução desta mensagem que em uma árvore, o fruto é um sinal de que aquela árvore já alcançou sua fase adulta. (maturidade)
► Na vida do cristão, não é diferente, quando ele começa a manifestar o fruto do Espírito, é porque já se desenvolveu. (Cristo já está sendo formado Gl 4:19)
► Já falamos sobre: Amor, Alegria e Paz.
► Hoje, vamos continuar falando de mais TRES frutos: Longanimidade – Benignidade e Bondade.
► Também são 3 frutos extremamente importantes em nossas vidas, pois eles emanam de Deus.
LONGANIMIDADE (NVI, NVT, KJA traduz como PACIÊNCIA)
► Vamos então trabalhar este FRUTO (longanimidade) usando a tradução mais contemporânea. (Paciência)
Paciência - No grego, duas palavras expressam o significado de paciência. - O primeiro é hupomone, traduzida como resistência, firmeza e fortaleza em circunstâncias irreversíveis. - A segunda palavra, makrothumia, significa ter espírito “paciencioso” ou “que não perde o ânimo”. ► É por isso que em muitas passagens do NT a tradução de ARC e ARC, usa a palavra “paciência” em lugar de “PERSEVERANÇA”. (hupomone)
Definição de Paciência = 1- Paciência é uma característica de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo.
2- Capacidade de tolerar contrariedades, dissabores, infelicidades ou incómodos com calma ou resignação.
► Agora, todos nós sabemos que praticar esta virtude chamada “paciência”, não é fácil.
► Só mesmo o Espírito Santo para produzir e preservar está virtude em nós.
Mas vamos estudar juntos, o que a Bíblia nos ensina sobre paciência, e sua importância.
Salmos 40:1 ACF Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. ► O Senhor se inclina (ouve; atende) a oração dos pacientes.
Tiago 5:11 NVI Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia. ► Deus sempre abençoa os pacientes.
Colossenses 1:11 NVI Sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria. ► O texto fala sobre esperar com alegria
1 Pedro 2:19 NVT Porque Deus se agrada de vocês quando, conscientes da vontade dele, suportam com paciência o tratamento injusto. ► Deus se agrada quando suportamos injustiça com paciência. (fular fila)
Romanos 15:5 NVT Que Deus, aquele que concede paciência e ânimo, os ajude a viver em completa harmonia uns com os outros, como convém aos seguidores de Cristo Jesus. ► Paciência é indispensável para quem quer viver em harmonia com os outros.
Provérbios 15:18 NVT Quem se ira facilmente provoca brigas, mas quem tem paciência acalma a discussão. ► O paciente é pacífico.
FRASES SOBRE PACIÊNCIA
Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante.
Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência.
Aquele que tiver paciência terá o que deseja.
A paciência é a mais nobre e gentil das virtudes.
Se queremos o desenvolvimento espiritual, a prática da paciência é essencial.
A paciência traz mais frutos que a própria força
O homem sem paciência é como uma lamparina sem óleo.
BENIGNIDADE, BONDADE (NVI e NVT Amabilidade e Bondade) (NTLH Delicadeza e Bondade)
► Vamos primeiramente entender a diferença entre Benignidade e Bondade.
A benignidade está relacionada com o caráter do indivíduo, enquanto que a bondade consiste nas atitudes deste. Assim, seria correto afirmar que a bondade é a exteriorização, em forma de ações, da benignidade.
Benignidade é a disposição em ser bondoso com o próximo. Significa excelência de caráter. A Bondade é a ação de ser bom, gentil e reto para com o próximo.
► Assim como os demais frutos (virtudes) do Espírito, toda bondade e benignidade emana de Deus.
► Agora, considerando a primeira definição das duas palavras, podemos dizer que somente um cristão nascido de novo pode manifestar a benignidade. A benignidade está relacionada com o caráter do indivíduo.
Salmos 136:1 ACF Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre. ► Ou seja, benignidade faz parte do caráter de Deus.
2 Pedro 1:4 NVT E, por causa de sua glória e excelência, ele nos deu grandes e preciosas promessas. São elas que permitem a vocês participar da natureza divina e escapar da corrupção do mundo causada pelos desejos humanos. ► Herdamos a benignidade quando recebemos Jesus, porque passamos a fazer parte da natureza divina.
Marcos 10:17,18 ACF E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?... E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. ► O que Jesus estava querendo nos ensinar, é que por conta da natureza adâmica, nenhum homem pode ser bom em si mesmo.
► - Por que me chamas bom? Ou seja: - Você está reconhecendo que eu sou Deus?
► Toda bondade que um homem de Deus (um cristão) pratica é pela influência do Espírito Santo.
► Toda bondade que um homem sem Deus (ímpio) pratica é pela Graça Comum que há nele. (Simples assim)
Vamos ACOMPANHAR, duas passagens na Bíblia que nos ensina sobre bondade. (Tratando juntos)
Provérbios 3:3,4 ARC Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração...E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens.
Provérbios 12:2 ACF O homem de bem alcançará o favor do Senhor, mas ao homem de intenções perversas ele condenará.
CONCLUSÃO: ► Vamos terminar por aqui, semana que vem concluiremos falando sobre FIDELIDADE – MANSIDÃO e DOMÍNIO PRÓPRIO
Comments fornecido por CComment